CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES – 2018-2019

Conferência2018-Site1024

O CMDCA E A ASSISTÊNCIA SOCIAL PODEM CONTAR COM OS SERVIÇOS DO PROF. DELNERIO, PARA:

1 – Participação na reunião com o CMDCA, para discutir sobre a conferência e definição da data, bem como a Comissão Organizadora;

 

2 – Elaboração de Decreto, para convocação da Conferência;

3 – Elaboração de Deliberação do CMDCA, normatizando a Conferência Municipal.

4 – Elaboração do Regimento Interno;

5 – Palestra Magna, de 1h30, sobre os três conteúdos do tema da Conferência;

6 – Coordenação de grupos de discussão e elaboração de propostas a serem deliberadas;

7 – Auxiliar a Plenária de discussão e votação das propostas elaboradas pelos grupos;

8 – Elaboração de relatório final da Conferência (trabalho conjunto da Comissão e da Assessoria, a ser entregue dentro do prazo estabelecido pelo Regimento).

A ADMINISTRAÇÃO E/OU PLENÁRIA DO CMDCA, ESCOLHE QUAIS OS ITENS QUE INTERESSA CONTRATAR.

EIXOS E OBJETIVOS PARA A CONFERÊNCIA:

  1. Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social – a proposta é estimular o diálogo sobre as estratégias necessárias para promover a articulação intersetorial, a transversalidade e a integração das políticas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Além disso, proporciona a discussão sobre a garantia de políticas sociais, oportunidade de averiguação da execução do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
  1. Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes – o objetivo é debater a prevenção e o enfrentamento das diversas formas de violência, como letal, sexual, física e psicológica. Também pretende ampliar as discussões sobre enfrentamento do racismo, da misoginia, da xenofobia, da descriminalização contra população em situação de rua, da LGBTFobia e da intolerância religiosa. Com esse eixo temático, espera-se ainda discutir a violência institucional, principalmente em escolas, unidades socioeducativas e instituições de acolhimento.
  1. Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes – a ideia é avançar no debate sobre as formas de ampliar os recursos destinados a crianças e adolescentes nas diversas áreas do governo, bem como aprimorar a gestão desse orçamento. Outro ponto é diversificar e ampliar as formas de financiamento dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (nacional, estaduais, distrital e municipais), além de garantir uma gestão efetiva e a melhor aplicação dos valores arrecadados.

 

  1. Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes – com esse eixo temático, espera-se identificar as ações necessárias para garantir que crianças e adolescentes possam participar das discussões e deliberações de políticas públicas nas esferas municipais, estaduais, distrital e nacional. Esse debate abrange questões sobre o direito à participação e envolve temas como liberdade de expressão, utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, além da garantia de que as especificidades culturais e identitárias dos diferentes segmentos sejam consideradas nos espaços participativos.
  1. Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes – a proposta desse eixo é aprofundar as discussões sobre o papel dos conselhos de direito (estaduais, distrital, municipais e nacional) na gestão da política e do orçamento destinado a crianças e adolescentes. Além disso, propõe-se uma análise sobre o impacto dos espaços de participação social (conselhos, conferências etc.) no fortalecimento da própria democracia, bem como a necessidade de incluir crianças e adolescentes nos processos de gestão e controle social das políticas públicas.

A Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente tem como principal viés oportunizar e fortalecer o diálogo e a cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não-governamentais de promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Trata-se de um espaço onde deverão ser apresentadas novas políticas e apontados possíveis ajustes nas políticas vigentes. A aprovação das decisões é Deliberativa, o que impõe aos Gestores da Política e da administração a obrigação de fazer.

Conferências livres:
Janeiro a Abril de 2018

Conferências Municipais: Maio a Novembro de 2018

Conferências Estaduais e DF: Janeiro a Julho de 2019

Conferência Nacional: Outubro de 2019

O Professor Delnerio N Cruz já realizou a Palestra Magna e também já assessorou na organização das Conferências de diversos municípios, nos anos de 2003, 2005, 2007, 2009, 2011/12 e 2015

Agora em 2018, e 2019, pode estar trabalhando junto ao Sistema de Garantia em Vosso município.

Araçatuba

Araçoiaba da Serra

Arujá

Batatais

Bebedouro

Brodowski

Cabreúva

Cajamar

Caraguatatuba

Carapicuíba

Casa Branca

Cerquilho

Chavantes

Cordeirópolis

Espírito Santo do Pinhal

Franca

Garça

Guaíra

Indaiatuba

Itupeva

Mairiporã

Matão

Miracatu

Paulínia

Porto Feliz

São Luiz do Paraitinga

São João da Boa Vista

São José do Rio Preto

São Manuel

São Vicente

Sertãozinho

Taguaí

Tietê

Vargem Grande do Sul

Várzea Paulista

Votuporanga

Prof. Delnerio Nascimento da Cruz

Graduado em Ciências Econômicas.
Pós Graduado em Administração de Recursos Humanos; e
Controladoria Governamental.

Desde 2003 – Consultor, Professor e Palestrante sobre o ECA: – Orçamento Criança, Fundo DCA, Plano de Ação e de Aplicação, atribuições do Conselho dos Direitos e do Conselho Tutelar (assim como a preparação e eleição de novos CTs) e Políticas Públicas para a Infância e Adolescência.

Desde 2007 – Professor e Palestrante motivacional e comportamental em Ong’s, empresas e associações; colaborando com o desenvolvimento pessoal, autoestima e empoderamento dos colaboradores das instituições públicas e privadas.

O Prof. já atuou como:

Supervisor de Orçamento e Finanças da Secretaria de Relações Institucionais do Estado de São Paulo; atendendo aos Conselhos dos Direitos da Criança, da Mulher, do Idoso, da Comunidade Negra, que estavam ligados a mesma (2008-2009)

Gestor de Finanças do Conselho de Segurança Alimentar de SP (2005 a 2007).

Gestor de Orçamento, Finanças e Fundo DCA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONDECA/SP 2002-2005).

Auditor da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (1994-2000).

E-mail:     prof.delnerio@eca-capacita.com.br      e     delnerio@gmail.com

Fone:  Cel  (11) 96308-5832   / Fixo  (11) 2432-4495 e 4962-2960  com.

Veja um pouco mais das publicações do Prof. Delnerio.


Site ECA Capacita


Site Video Capacita


Facebook ECA Capacita

Compartilhe esta informação!


Facebook


Twitter


Google-plus