CONSELHEIRO TUTELAR, OU POLÍCIA DE CRIANÇA?
Este é mais um arrazoado interessante do Daniel Peres: Conselho Tutelar ou polícia de criança?
Um aluno precisava de realçar um determinado texto. procurou ao seu redor uma caneta que tivesse uma cor chamativa, talvez laranja, amarela brilhante, lilás acetinada, ou coisa que o valha. Ao perceber encontrar numa das gavetas, um “canetão”, de corpo laranja e tampas laranjas, alegrou-se pois julgava ter encontrado o que queria. Pegou o “canetão” e pôs-se a escrever, mas logo decepcionou-se, vendo que a escrita estava sendo feita na cor azul índigo.
Isso acontece com qualquer pessoa que julga ser verdade o que aparentava ser verdade.
Quem verdadeiramente quer trabalhar a verdade, não deve permitir que aparências que contradizem a verdade, atrapalhem a sua ação, nem construir por si mesmo tais aparências enganosas.
Óbvio que quem age em prol da verdade só pode produzir a verdade, porém não basta o que sabemos, é preciso acolher a confiança de outras pessoas também, neste sentido é preciso que entendam, quando nos aproximamos, que estamos ali para proteger, defender, acolher, e não punir, castigar ou repreender. Talvez não tenhamos uma chance de demonstrar a verdade além da aparência.
FORMAÇÃO/CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE GARANTIA, COM O PROF. DELNERIO, contato: prof.delnerio@eca-capacita.com.br ou delnerio@gmail.com
Prof. Delnerio Nascimento da Cruz
Professor/Consultor ECA – Palestrante/Celebrante
Graduado em Ciências Econômicas.
Pós Graduado em Administração de Recursos Humanos; e Controladoria Governamental.
– Certificado pelo CONANDA -> Curso sobre Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (nov/2002 – Brasília – DF)
– Certificado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos – SEDH, e Agere Cooperação em Advocacy -> Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos – com ênfase em Direitos da Criança e do Adolescente (2006).
Desde 2003 – Palestrante, Professor, Consultor ECA: – Orçamento Criança, Fundo DCA, Plano de Ação e de Aplicação, atribuições do Conselho dos Direitos e do Conselho Tutelar e Políticas Públicas para a Infância e Adolescência, Elaboração de Projetos, entre outros.